O banco de tempo de Ermesinde ainda é recente, mas já conta com cinquenta membros. Apesar das trocas de serviços ainda não estarem a funcionar há muito tempo, “as coisas estão a correr bem”, afirma ao JPN Pedro Moreira, responsável pela agência, situada no Fórum Cultural da cidade.

Há duas semanas decorreu a primeira reunião de membros, de forma a que todos se conhecessem melhor. Segundo Pedro Moreira, “a confiança entre as pessoas possibilita a troca de serviços, sem o banco ter que servir sempre como intermediário”. “A confiança entre as pessoas potencia a troca de serviços em muito maior número, que é aquilo que nós pretendemos”, continua.

As tarefas mais requisitadas na agência de Ermesinde são lições de informática, apoio ao estudo (sobretudo para os filhos), limpeza e trabalhos de bricolage, como arranjos de electricidade.

O objectivo do banco de tempo não é tornar-se um banco de voluntariado. “Nós prezamos que haja a parte do dar, mas também a do receber”, afirma Pedro Moreira, que revela que muita gente se dirige à agência de Ermesinde para se oferecer como voluntário.

Este banco resulta de uma parceria do Graal com a Câmara Municipal de Valongo. “O Graal forneceu-nos material como os folhetos, a base de dados, a informação de como implantar um banco do tempo em termos de recursos humanos e em termos logísticos. A partir daí, a câmara forneceu os técnicos, o espaço e os meios técnicos”, declara o responsável pela agência. Segundo o mesmo, “a parceria com a câmara municipal potencia bastante a divulgação da agência”.

Havia também um projecto de banco de tempo júnior, mas devido às poucas inscrições os responsáveis estão “a pensar modificá-lo ou englobá-lo no outro”, revela Pedro Moreira. A agência júnior dedicar-se-ia apenas à troca de serviços entre as crianças, como explicações e companhia para brincadeiras. Contudo, não teve muita adesão, porque segundo o técnico o que acontece é que “muitas vezes os pais aparecem a pedir serviços para as crianças” no banco dito geral.

Neste momento, a agência em Ermesinde tem previsto promover algumas iniciativas com os membros e as suas famílias, como actividades de visita ao património da área metropolitana do Porto. “O objectivo final é formar uma pequena rede social”, de acordo com Pedro Moreira.

O JPN não conseguiu falar com nenhum membro do banco de tempo de Ermesinde, por falta de autorização dos responsáveis maiores pela agência até ao momento.

Um exemplo de boa prática administrativa

O banco de tempo de Ermesinde é um projecto da Agência Para a Vida Local, na mesma cidade. Este serviço valeu à Câmara Municipal de Valongo o “Prémio Nacional de Excelência Autárquica” do ano passado, ao conquistar o 1º lugar no “Concurso de Boas Práticas de Modernização Administrativa Autárquica”.

Hélio Veiga, do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, justifica a premiação afirmando que a Agência Para a Vida Local constitui “uma iniciativa filiada numa filosofia igualitária – igualdade de oportunidades em geral e igualdade de oportunidades entre homens e mulheres – que visa ajudar os habitantes do concelho nos esforços de conciliação das duas dimensões fundamentais do seu quotidiano – a dimensão privada e a dimensão profissional”.

Tudo isto é feito “por meio de um conjunto de soluções disponibilizadas de imediato sob pedido dos interessados ou oferecidas por entidades competentes para as quais os munícipes são encaminhados”, observa Hélio Veiga.

Para além do banco do tempo, a Agência oferece ainda um espaço infantil imediato, cursos de formação na área das Tecnologias da Informação e Comunicação para jovens entre os 6 e os 12 anos e seniores com mais de 60 anos, o serviço do cidadão e do consumidor, o clube de emprego e formação, o centro local de apoio ao imigrante, o posto de informação local, tal como acções de sensibilização e teatro-conferências subordinadas aos temas da Cidadania, Igualdade de Oportunidades e Conciliação da Vida Pessoal e Familiar com a Vida Profissional.

A distinção permite a majoração da comparticipação financeira estatal de projectos incluídos em protocolos de modernização administrativa.

O projecto Agência Para a Vida Local é co-financiado pela iniciativa comunitária EQUAL, no âmbito do Programa Pêndulo.

Milene Marques
Foto: Câmara Municipal de Valongo