O movimento da manhã de segunda-feira nas faculdades de Ciências (FCUP) e de Psicologia da Universidade do Porto (UP) era maior do o que é normal neste período do ano. Começou a Universidade Júnior (UJR), iniciativa da UP para mostrar as diferentes faculdades aos estudantes do 5º ao 11º ano.

Durante uma semana, cada participante do programa vai poder conhecer as instalações das faculdades, aprender e interagir com outros alunos. “Estão 4.000 inscritos nos diversos programas e cerca de 150 estão alojados no Porto”, revelou ao JPN o vice-reitor José Ferreira Gomes, responsável pelo pelouro de Interacção com a Comunidade.

“O jovem vai estar nos laboratórios da universidade a fazer actividades próximas dos colegas mais velhos”, explica Ferreira Gomes. O vice-reitor dá exemplos de algumas actividades da UJR na Faculdade de Letras: construir uma história, visitar edifícios degradados do Porto e ver o que se pode fazer em termos de reabilitação urbana ou fazer um “peddy paper” sobre literatura na biblioteca.

Segundo Ferreira Gomes, a UJR permite ocupar os “tempos livres de jovens que terminaram as aulas e estão sem actividade”, explorar as vocações e, simultaneamente, divulgar a UP.

Participantes ansiosos

Catarina Almeida, 12 anos, estuda na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, e diz-se “ansiosa” pelas actividades da UJR. “Gosto de ciências. Vim para ficar a conhecer pessoas e aprender”, afirma. Das actividades que lhe revelaram os monitores, destaca a visita ao Parque Biológico de Gaia e a aprendizagem de regras de orientação.

Luís Castro, 13 anos, veio com colegas de turma do 8º ano de uma escola de Vila Praia de Âncora. A entrada na UJR justifica-se facilmente: “Se estivéssemos na praia, não estávamos com os amigos. Para praia temos Agosto”.

A colega Sofia Martins diz ainda estar “a descobrir” o que quer estudar mais tarde, mas a ciência está, por enquanto, nos seus “objectivos futuros”, diz.

Já Raquel Pino e Catarina Menezes, ambas com 15 anos e estudantes no Porto, concorreram para a UJR em Jornalismo e Ciências da Comunicação, mas acabaram por ficar na FCUP. “Esta foi a nossa quarta ou quinta escolha, mas acho que vamos gostar”, diz Raquel Pino.

Texto e fotos: Pedro Rios