O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) quer diminuir o número de vagas por preencher no ensino superior. Mariano Gago já confirmou a abertura de uma terceira fase de concurso para este ano. São 47.001 vagas no superior público a preencher a partir de segunda-feira.

Proposta pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, a abertura de uma terceira época de candidatura tem como objectivo preencher os lugares disponíveis (foram quase oito mil em 2004). Com a imposição da nota mínima exigida nas provas de ingresso (9,5 valores), o MCTES teme que o número de vagas por preencher aumente, sobretudo nos politécnicos.

Saúde tem mais vagas e há novas licenciaturas

Para além da abertura da terceira época de concurso, há a registar mudanças nos lugares disponíveis para os diversos cursos.

A área da saúde tem mais 6% de vagas de que no ano transacto. É na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto que mais se sente o aumento. Este ano, há 240 vagas disponíveis, mais 40 do que em 2004.

Em sentido contrário seguem os cursos ligados às áreas da educação e da agricultura, silvicultura e pescas. Com a procura a registar quebras nos últimos anos, alguns cursos dão lugar a novas licenciaturas. Destacam-se as ofertas no campo do ensino de cursos associados ao turismo e à hotelaria e restauração.

Amanhã são afixadas as notas da 1ª fase de exames de acesso ao ensino superior, estando marcado para segunda-feira o início da apresentação das candidaturas.

André Viana
Foto: Getty Images