Faz 29 anos a 29 de Agosto, é internacional dinamarquês e vem do AC Milan. Chama-se Jon Dahl Tomasson e vai ser apresentado como reforço do Benfica no particular frente ao Chelsea, marcado para domingo. Goleador por excelência, o nórdico parece ser o avançado que Vieira e Veiga procuravam para o ataque à Liga dos Campeões.

Tecnicista, rápido e letal, Tomasson tem 35 golos em 70 internacionalizações pela Dinamarca e deixou marca por quase todos os clubes onde passou. Na Holanda representou o Heerenveen (equipa que defrontou o Benfica na fase de grupos da última Taça UEFA) e o Feyernoord, tendo brilhado no emblema de Roterdão após uma passagem menos feliz pelo Newcastle United.

Está no AC Milan desde 2002/2003, tendo assinado pela turma de Rui Costa após ajudar o Feyernoord a vencer a Taça UEFA. Titular nas selecções dinamarquesas que jogaram o Mundial do Oriente e o Europeu de Portugal, o atacante nascido em Angreb será a estrela das movimentações benfiquistas no mercado.

Léo acompanha Tomasson

Tomasson tem experiência das grandes competições internacionais e Koeman conhece-o bem, ainda que nunca tenha trabalhado com ele.

O dinamarquês deve ter companhia do brasileiro Léo, proveniente do Santos, na noite de domingo. Léo é internacional brasileiro e fez parte do plantel que venceu a última edição da Taça das Confederações. Aos 30 anos, este lateral-esquerdo vai disputar o lugar com Dos Santos. Léo é alternativa a Dedé, prioridade para substituir o grego Fyssas.

André Viana
Foto: Calcio2002