Está completo o cartaz do festival Paredes de Coura, que decorre entre 15 e 18 do corrente mês na Praia Fluvial do Tabuão.

Terça-feira foi anunciado o último nome para o elenco final. Tratam-se dos nova-iorquinos The National, que apresentam em Portugal o muito elogiado “Alligator”, terceiro trabalho da banda nascida em Cincinnati e que mereceu amplo destaque na revista francesa “Inrockuptibles”.

Os The National actuam na última noite, que terá como momento alto a actuação do histórico Nick Cave, há muito na versão Bad Seeds. Com uma discografia invejável, o australiano dispensa qualquer tipo de apresentações. Killing Joke, Vincent Gallo e Juliette & The Licks são os outros nomes a ver na noite de 18 de Agosto.

Para o dia de recepção estão marcadas as actuações dos Trailer Trash e dos Zig Zag Warriors (dupla DJ do radialista Miguel Quintão e de Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés), mas o maior momento deve estar reservado para os Sons and Daughters, banda de Glasgow que recolhe muitos adeptos no nosso país. “Love The Cup”, álbum de 2004, deve ser o centro deste quarteto que envereda por um folk-rock a lembrar Smog.

No dia seguinte, os Foo Fighters surgem à cabeça. Dave Grohl e companhia têm duplo disco para mostrar, mas é previsível que a actuação se centre no álbum rock de “In Your Honor”, trabalho lançado este ano. Destaque também para os Kaiser Chiefs, banda de Leeds que não sai de um brit rock revivalista, mas que é a tendência actual de muitos trabalhos que vêm sendo lançados no Reino Unido.

Também os The Bravery não saem muito desse registo, sendo que se espera bem mais do duo norte-americano Death From Above 1979, que têm um fenomenal “You´re A Woman, I´m A Machine” para mostrar. Rock puro e duro (sem guitarra, apenas baixo, bateria e voz) são as promessas de uma das mais aguardadas actuações do festival. Os pop-punk MXPX e !!! são os restantes nomes da noite de 16 de Agosto.

Para a noite que se segue estão reservados grandes nomes do panorama internacional. Os Pixies de Frank Black surgem em Portugal pelo segundo ano consecutivo (estiveram no Super Bock Super Rock de 2004) e têm na bagagem muitos anos de registos que vão do punk ao indie rock. Formada em 1986, a banda de Boston volta a reunir-se em 2004 após 11 anos de inactividade.

Os Queens of the Stone Age de Josh Homme voltam a Paredes de Coura, mas já sem o mítico baixista Nick Oliveri. Em contrapartida, trazem o novo “Lullabies to Paralyze” e os êxitos de “Songs for the Deaf”. Para além dos QOTSA, actuam ainda os The Roots, Futureheads, revivalista do pós-punk, e os Hot Hot Heat.

Os canadianos Arcade Fire apresentam “Funeral” nessa mesma noite. São um dos grandes socos no estômago do último ano. Após o EP de 2003, o sexteto de Montreal surge em grande força com um indie-rock que promete deliciar os fãs nacionais.

André Viana
Foto: Arcade Fire/DR