As conferências Euromicro decorrem este ano na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O evento internacional é um dos mais importantes pontos de convergência de especialistas nas tecnologias de informação.

Para esta edição, que dura de 30 de Agosto a 2 de Setembro, espera-se cerca de 200 peritos, divididos por duas conferências: a SEAA (“Software Engineering and Advanced Applications”) e a DSD (“Digital System Design”), dedicadas ao “software” e “hardware”, respectivamente.

Durante os quatro dias do programa realiza-se ainda um “Tutorial Day on System-on-Chip Design” e um “workshop” sobre “Dependable Software-Intensive Embedded Systems”.

José Silva Matos, responsável máximo da organização das conferências na FEUP, sublinha que “eventos deste tipo são elementos fundamentais para o avanço do conhecimento em áreas de fronteira e de avanço de conhecidmento”.

“Não são conferências em que se tomam decisões ou se anunciam grandes descobertas. São antes oportunidades para investigadores e engenheiros apresentarem o seu trabalho e o submeterem ao escrutínio e à apreciação dos seus colegas”, explica.

A Euromicro tem sede na Alemanha e foi fundada em 1975, como uma organização não-lucrativa.

A SEAA vai na 31ª edição e é a “herdeira directa” da mais antiga conferência organizada pela Euromicro. “Preocupa-se com questões relacionadas com o aumento da segurança, da fiabilidade, da rapidez de desenvolvimento, e da qualidade dos novos produtos e aplicações” de “software”, elabora José Silva Matos.

Já a DSD “concentra-se nos aspectos relacionados com o suporte físico – o ‘hardware’” e debruça-se sobre “questões ligadas com as arquitecturas, os métodos e as ferramentas utilizadas no projecto dos mais avançados sistemas electrónicos digitais”.

Mariana Teixeira Santos
Pedro Rios
Foto: FEUP