O PCP nega a existência de um “compromisso político pré-estabelecido entre os directórios do PCP e BE” em torno da candidatura de Mário Soares, como afirmou Manuel Alegre, terça-feira à noite, no jantar em que anunciou que não se ia candidatar à Presidência da República.

“As afirmações de Manuel Alegre sobre um alegado entendimento entre o PCP e Mário Soares não passam de pura especulação”, refere o PCP num comunicado enviado à imprensa.

Segundo os comunistas, “o desmentido a tais afirmações está dado pela apresentação da candidatura de Jerónimo de Sousa às eleições presidenciais. E, sobretudo, pela clara e inequívoca diferença, em questões tão decisivas quanto à apreciação da situação do país e do rumo necessário para a vencer, entre as candidaturas do PCP e de Mário Soares”.

Sai Alegre, entra Soares

No jantar de terça-feira com simpatizantes e amigos, Manuel Alegre criticou o “processo” e a “solução” encontrada pelo PS para as presidenciais. Para o histórico do PS, a terceira candidatura de Soares não condiz com os ideais republicanos de renovação política.

Apesar de criticar a conjuntura política, altamente dependente dos aparelhos partidários, Alegre não avança porque diz não querer ser responsável pela divisão do partido e da esquerda e por uma eventual derrota da esquerda contra o putativo candidato da direita, Cavaco Silva.

Mário Soares anuncia quarta-feira a sua candidatura à Presidência da República. Com 80 anos, o fundador do PS regressa à vida política para tentar reconquistar um cargo que já foi seu entre 1986 e 1996.

A apresentação da candidatura deve decorrer pelas 18h00, num hotel de Lisboa. A assistência será maioritariamente composta por “figuras públicas dos espectáculos, cultura, desporto e televisão”, segundo disse à Agência Lusa uma fonte da candidatura.

O primeiro-ministro e líder do PS, José Sócrates, também estará presente como sinal de apoio. Contudo, o apoio oficial deve surgir apenas no domingo, dia para o qual o PS agendou uma reunião da Comissão Nacional para aprovar a candidatura de Soares.

Pedro Rios
Foto: IPS