A distinção foi decidida pelo Comité sueco, e o anúncio foi feito hoje, em Estocolmo, pela Real Academia Sueca de Ciências. Roy J. Glauber (EUA), investigador na Universidade de Harvard, viu reconhecidas as suas descobertas na área da teoria quântica da coerência óptica.

O cientista não ficou sozinho: a dupla John L. Hall (dos EUA, investigador na Universidade do Colorado) e Theodor W. Hansch (da Alemanha, investigador na Universidade Ludwig-Maximilians, em Munique e também no Max-Planck-Institut für Quantenoptik) foi igualmente galardoada com o Nobel da Física. Estes dois cientistas são reconhecidos pelos contributos dados para o desenvolvimento de uma espectroscopia de precisão laser, incluindo a técnica de antena de frequência óptica.

O montante correspondente ao prémio é de 10 milhões de coroas suecas (1,07 milhões de euros), e será dividido em duas partes iguais: uma para Roy J. e outra para a dupla Hall e Hansch.

Manda a tradição que o Nobel seja entregue a 10 de Dezembro, dia do aninversário da morte de Alfred Nobel, o cientista que instituiu o prémio. Desta vez, não será diferente: nessa data, os três premiados na área vão receber o galardão.

Os prémios Nobel foram criados pelo sueco Alfred Nobel (1833-1896) para recompensar os benfeitores da humanidade em diferentes campos. Apesar das críticas e polémicas que foram sendo criadas em torno do prémio e dos premiados, continuam a ser o prémio mais importante nas áreas que abrange. Os galardões foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

Ana Correia Costa