Porta Férrea será fechada a cadeado na abertura solene. Estudantes prometem manifestação dia 9 de Novembro em Lisboa.

Os estudantes de Coimbra decidiram fechar a cadeado a Porta Férrea para impedir a realização da abertura solene das aulas, marcada para a próxima quarta-feira, dia 19. A decisão foi tomada ontem, quarta-feira, em Assembleia Magna.

“A tomada de posição nesse dia simbólico para a Universidade de Coimbra (UC) serve de manifestação contra os problemas internos da academia”, refere ao JPN o presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), Fernando Gonçalves.

Fernando Gonçalves justifica a tomada da decisão com os cortes orçamentais no ensino superior – de 3% na UC -, o corte de 200 mil euros nos serviços sociais daquela academia e o regime de prescrições, medidas que “penalizam os estudantes”.

A AAC condena também “a atitude do governo ao retirar competência pedagógica e os salários aos professores estagiários”.

Manifestação em Lisboa

Por proposta da Direcção-geral da AAC, foi também marcada uma manifestação para o dia 9 de Novembro em Lisboa.

“A academia de Coimbra pretende marcar posição independentemente do número de associações e estudantes que apareçam. Queremos fazer ouvir a nossa voz e demonstrar a razão da nossa posição”, alude o estudante.

O presidente da AAC faz questão de referir que mesmo sem o apoio das outras associações académicas do país, os estudantes da UC vão voltar aos protestos.

A participação das outras associações será discutida este sábado, dia 15, na reunião conjunta de associações de estudantes em Coimbra. “Neste momento as outras associações do resto do país estão a ouvir os seus estudantes”, afirmou Francisco Gonçalves.

Politização da tradição

A moção da direcção-geral da AAC prevê ainda a realização de uma campanha nacional de informação e mobilização, assim como uma semana aberta da AAC de 31 de Outubro a 8 de Novembro, com Reuniões Gerais de Alunos em todas as faculdades de departamentos.

A Assembleia Magna deliberou ainda a politização dos eventos da Tradicional Festa das Latas e Imposição das Insígnias, através da projecção, durante a serenata, de imagens alusivas aos confrontos entre estudantes e polícia a 20 de Outubro do ano passado, no Pólo II.

Pedro Sales Dias
Fotos: Arquivo JPN