A segunda edição do Fórum Ciência começa na próxima segunda-feira, dia 17, e termina no dia seguinte, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O fórum, organizado pela FEUP, tem como principal temática o desenvolvimento de uma verdadeira cultura científica em Portugal. O objectivo é, “acima de tudo, difundir uma cultura de rigor e exigência”, explicou ao JPN, José Cavalheiro, docente da FEUP e membro da comissão organizadora, que espera que seja ultrapassado o número de participantes do ano passado (160).

Este ano, o Fórum Ciência – que aborda três sectores: o ensino, a informação e a tomada de decisão – vai debruçar-se sobre duas grandes áreas de reflexão: “A Cultura Cientifica no Ensino” e “O Conhecimento Cientifico e o Desenvolvimento”.

Insuficiências no ensino

A primeira temática, onde se incluem todas a áreas multidisciplinares, desde o ensino básico ao superior, servirá de ponto de partida para a discussão sobre as insuficiências que existem nestas áreas de ensino.

No plano do “Conhecimento Científico e do Desenvolvimento”, vão ser abordadas questões relacionadas com a comunicação, o avanço individual do conhecimento, a investigação científica e os modelos de desenvolvimento. Para João Cavalheiro “o conhecimento científico está na base do desenvolvimento do tecido económico”.

“Choque tecnológico” de Sócrates na FEUP

Para além de João Cavalheiro, na comissão organizadora do evento estão docentes de várias faculdades da UP: Alexandre Quintanilha (ICBAS, IBMC), Ana Monteiro (FLUP), Joaquim Góis (FEUP), Joaquim Marques de Sá (FEUP) e João Carvalho (FEUP).

Os dois dias do fórum vão estar marcados pela participação de figuras bem conhecidas da UP e da vida política do país, como Alberto Amaral, antigo reitor da universidade, e o ex-ministro da Economia Braga da Cruz.

O evento contará, no segundo dia, pouco antes do encerramento, com a participação do primeiro-ministro, José Sócrates, numa intervenção que se relaciona com o “tão defendido choque tecnológico”, revela João Cavalheiro.

Pedro Sales Dias
Foto: SXC