A Universidade do Porto (UP) assinala amanhã, quarta-feira, a passagem dos 250 anos após o grande terramoto de Lisboa com a realização de uma seminário intitulado “O Porto Após o Terramoto de Lisboa de 1755”.

A partir das 10h00, no auditório a reitoria da UP, um conjunto de académicos da Universidade vai expor as suas reflexões sobre as consequências da catástrofe no Porto e no Norte e, também “sobre a onda de choque que o mais mortífero cataclismo em solo europeu provocou em toda a Europa sob o ponto de vista filosófico, religioso e sociológico”, salienta a instituição em comunicado.

Consequências imediatas e reflexos futuros

O seminário vai contar com as intervenções de Fausto Sanches Martins, professor da Faculdade de Letras da UP (FLUP), Anni Nonnel Günther, Domingos Tavares, Luís Soares Carneiro, Rui Tavares e Fernanda Alcântara da Faculdade de Arquitectura da UP e Aníbal Costa da Faculdade de Engenharia da UP.

No evento haverá ainda espaço para uma mesa redonda, por volta das 15h00, com a intervenção especial do professor catedrático da FLUP Joaquim Jaime Ferreira Alves, sobre o tema “O Grandíssimo Turrumoto no Porto: consequências imediatas e reflexos futuros”.

Pedro Sales Dias
Foto: DR