O ministro da Economia confirmou hoje, segunda-feira, que Basílio Horta vai ser o próximo presidente da Agência Portuguesa de Investimento (API), que tem como objectivo a captação de investimento externo para Portugal.

Manuel Pinho afirmou que Basílio Horta tem uma “carreira que fala por si” é “uma personalidade com vastíssima experiência”, salientando que Horta é embaixador junto da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

As declarações do ministro da Economia surgiram à margem da apresentação do programa INOV Contacto, que vai colocar 160 jovens portugueses (seleccionados entre um total de 2.700 candidatos) a trabalhar em empresas no estrangeiro.

Miguel Cadilhe, que termina hoje o seu mandato de três anos à frente da API, anunciara há algum tempo que não pretendia manter-se à frente dos destinos da agência.

Manuel Pinho afirmou hoje que o “trabalho de Cadilhe foi importantíssimo”, mas lembrou que “as instituições têm de se adaptar aos paradigmas do tempo”. “A API tem novos objectivos”, sendo o mais importante a selecção de mercados de investimento prioritários e os investimentos em inovação e progresso tecnológico, acrescentou o ministro.

Segundo o “Jornal de Negócios” de hoje, Basílio Horta deverá acumular a presidência da API com a coordenação da diplomacia económica.

Pedro Rios
c/ Lusa
Foto: OCDE