A Universidade da Beira Interior realiza hoje, quarta-feira, e amanhã as jornadas “Jornalismo On-line 2005 – Aspectos e tendências”. A sessão de abertura, marcada para as 14h30, está a cargo do presidente da Unidade de Artes e Letras e director do LabCom, António Fidalgo, e do presidente do Departamento de Comunicação e Artes da universidade, Paulo Serra.

“O objectivo do evento é apresentar pesquisas recentes sobre temáticas variadas em torno dessa modalidade jornalística presente nas redes digitais. As discussões andarão em torno dos formatos, linguagem, géneros, arquitectura da notícia, tecnologias, rotinas de produção e habilidades requeridas dos profissionais para a prática do jornalismo online”, explica o comunicado [PDF] do LabCom da UBI, departamento responsável pela organização das jornadas.

Jornadas contam com presença de especialistas

Jim Hall, autor de um dos livros mais conceituados sobre o jornalismo na internet (“Online journalism. A critical primer”) reflecte, hoje às 15h00, na primeira sessão das jornadas, sobre “Blogging, the Web, and the Mediation of Disaster”.

Na mesma mesa irá estar também presente António Fidalgo que irá apresentar uma palestra sobre “Data Mining e um novo jornalismo de investigação. Notícias de Ordem Superior”.

A sessão de hoje será encerrada por Suzana Barbosa, doutoranda em comunicação na Universidade Federal da Bahia (Brasil), com a apresentação do trabalho “O que é o jornalismo digital em bases de dados?”.

“O que aconteceu à pirâmide?”

Amanhã, quinta-feira, a sessão com início marcado para as 9h30 contará com a presença dos conferencistas Concha Edo da Universidade Complutense de Madrid, Anabela Gradim e João Canavilhas da UBI.

Concha Edo, uma das investigadoras mais referênciadas sobre a temática do jornalismo online, apresentará o tema “Ela language y los géneros en la narración ciberperiodista”, ao qual se seguirá a participação da director-adjunta do jornal on-line Urbi et Orbi, Anabela Gradim acerca do “Webjornalismo e a profissão de jornalista”.

João Canavilhas irá depois fechar a sessão da mesa dois com a questão “Arquitectura da webnotícia. O que aconteceu à pirâmide?”, ficando o encerramento das jornadas a cargo de António Fidalgo e Paulo Serra.

Pedro Sales Dias
Foto: Getty Images