A taxa de desemprego em Portugal no terceiro trimestre de 2005 atingiu 7,7%, revela [PDF] hoje, quarta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Este valor é o mais elevado desde que o INE começou a fazer os inquéritos de emprego no terceiro trimestre de 1998 e traduz-se em perto de 430 mil portugueses desempregados.

Os 7,7% representam um aumento de 0,9% em comparação ao período homólogo de 2004.

No segundo trimestre deste ano, a taxa de desemprego situava-se nos 7,2%. De acordo com dados do Orçamento de Estado para 2006 [PDF], aprovado na passada sexta-feira na generalidade, o Governo previa que só em 2006 é que a taxa de desemprego atingisse os 7,7%.

As regiões mais afectadas são o Alentejo (9,4%), Lisboa (9,0%) e o Norte (8,8%). As Regiões Autónomas são as que demonstram menor taxa de desemprego: 4,2% nos Açores e 4,4% na Madeira.

De acordo com o INE, “o aumento trimestral do número de desempregados ocorreu essencialmente no grupo dos indivíduos desempregados à procura de primeiro emprego”.

O Banco de Portugal reviu ontem em baixa o crescimento da economia portuguesa para 2005.

Tiago Dias
Foto: Joana Beleza/Arquivo JPN