A precariedade das instalações da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) – um pré-fabricado com 4 salas de aula, um anfiteatro, e uma sala de alunos – leva hoje, quarta-feira, os estudantes da faculdade a organizarem um protesto.

A greve de zelo, promovida pela Associação de Estudantes da FCNAUP (AEFCNAUP) tem lugar nas instalações da instituição, estando a concentração marcada para as 13h00.

A presidente da AEFCNAUP, Juliana Ferreira, explicou ao JPN os motivos do protesto: “estamos há 30 anos nas mesmas instalações [pré-fabricados] e há muito tempo que a universidade nos prometeu uma faculdade nova”.

“O PIDDAC [Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central] de 2003 garantia o investimento [necessário para a construção de novas instalações], e o Orçamento de Estado deste ano cancelou o investimento para a construção do novo edifício”, acusa a dirigente.

Propina máxima

“Estamos a pagar a mesma propina [900 euros] que as restantes faculdades da Universidade do Porto que têm óptimas instalações. E nós não usufruímos do mesmo”, reclama Juliana Ferreira.

As quatro salas de aula – “uma para cada ano” – são insuficientes para acolher os estudantes: “só o primeiro ano tem 120 alunos”, contabiliza Juliana Ferreira. Além disso, a presidente da AEFCNAUP nota ainda que aquelas “divisões são pequenas”.

“Os alunos têm de se deslocar a três faculdades diferentes para terem aulas, porque cá não temos laboratórios”, nota a dirigente. As viagens dos estudantes contemplam as faculdades de Farmácia, Medicina e Universidade Católica, sendo que a primeira está localizada no centro da cidade (Cedofeita), longe, por isso, do Pólo da Asprela (junto ao Hospital de S. João) onde se situa a FCNAUP.

De acordo com previsões de Juliana Ferreira, o protesto desta tarde vai juntar os alunos do 1º, 2º e 4º anos, já que os do 3º, diz, “estão em Farmácia a ter aulas”.

Projecto aprovado há pelo menos 2 anos

Segundo a presidente da AEFCNAUP, a promessa de novas instalações passou para o papel há, pelo menos, dois anos, altura em que o projecto foi aprovado. Entretanto, “a construção da faculdade, prevista para este ano em terrenos junto à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física [FCDEF], foi cancelada”, lamenta Juliana Ferreira.

No entanto, “neste momento, estão a construir nesse descampado um campo de atletismo para a FCDEF”, aponta a dirigente. A nova FCNAUP pode ficar assim inviabilizada, pelo menos a curto prazo.

Ana Correia Costa
Foto: Pedro Sales Dias/Arquivo JPN