A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) promove, a partir de hoje, segunda-feira, mais um ciclo de cinema – “Fitas e Sociologia” – com propósitos pedagógicos.

A selecção dos seis filmes (ver programa em baixo) tem um propósito: promover a reflexão e discussão em torno de problemáticas sociais. O ciclo de projecções é organizado pelo Departamento de Sociologia, e decorre até Maio do próximo ano, com sessões sempre às 18h00 no Anfiteatro Nobre da FLUP, no Campo Alegre.

As sessões são de entrada livre. Hoje, será projectado “O Homem Elefante” (1980), de David Lynch. No elenco destacam-se Anthony Hopkins, John Hurt e Anne Bancroft, e a história, baseada num caso real, gira em torno de uma personagem – John Merrick (interpretada por Hurt) – que sofre de uma doença rara que provoca deformações acentuadas no corpo.

Frederick Treves (interpretado por Hopkins) é o médico que vai acompanhar Merrick, cuja face, desfigurada, apresenta traços semelhantes aos de um elefante. Por conta disso, John Merrick, que, na vida real, viveu entre 1862-1890, sofre o tormento da exclusão social. O filme obteve 8 nomeações para os Óscares da Academia.

Programação

“O Homem Elefante”, de David Lynch – 21 Novembro 2005

“Dogville”, de Lars Von Trier – 12 Dezembro 2005

“Adeus Lenine”, de Wolfgang Becker – 7 Março 2006

“As Irmãs de Maria Madalena”, de Peter Mullan – 28 Março 2006

“Olhem para mim”, de Agnès Jaoui – 9 Maio 2006

“André Valente”, de Catarina Ruivo – 23 Maio 2006

Ana Correia Costa
Foto: DR