Num jogo pobre e disputado num relvado ensopado, os “azuis e brancos” chegaram à vantagem logo aos 30 segundos de jogo, com Lucho González a responder de cabeça a um bom trabalho de Quaresma na esquerda.

Depois do golo, o FC Porto limitou-se a gerir a vantagem, permitindo algum ascendente do Gil Vivente que dispôs de algumas oportunidades para marcar (Lisandro salva um golo em cima da linha já perto do final) e pode queixar-se de uma grande penalidade não assinalada ainda na primeira parte por derrube de César Peixoto a Carlitos.

Adriaanse mexeu novamente na equipa, retirando Diego por troca com Ibson, e manteve a aposta em Jorginho na direita e em Lisandro Lopez a ponta de lança.

Benfica tropeça e Sporting recupera

O Porto partilha o primeiro lugar com o Nacional, que venceu por 1-0 o anterior líder Sporting de Braga na abertura da jornada.

Ao derrotar o Vitória de Guimarães por 2-0 (golos de Deivid e Carlos Martins), domingo à noite, o Sporting de Paulo Bento já leva três vitórias consecutivas sem sofrer golos. Os “leões” estão agora a quatro pontos do primeiro lugar e na próxima sexta-feira defrontam o líder FC Porto.

O Benfica, por sua vez, atrasou-se ao empatar a zero em casa com o Belenenses. A equipa de Ronald Koeman é agora 6ª classificada a oito pontos do primeiro lugar e somou o sexto jogo consecutivo sem vencer (quatro na Liga portuguesa e dois na Liga dos Campeões).

Léccio Rocha
Foto: UEFA