Decide-se hoje, quinta-feira, à tarde, quem vai suceder a Pedro Esteves na direcção da Federação Académica do Porto (FAP). Pela primeira vez em 16 anos, duas listas submetem-se ao escrutínio das 26 associações de estudantes representadas pela FAP. O vencedor será conhecido ao final da tarde.

A questão dos estatutos divide radicalmente os dois candidatos. Pedro Barrias, candidato da lista A, 23 anos, aluno do 4º ano da Faculdade de Direito e actual vice-presidente da FAP, rejeita a revisão defendida pelo candidato da lista Z, Francisco Vieira, que considera que os actuais estatutos favorecem a “continuidade” e a “eternização de algumas pessoas” na direcção da estrutura académica.

Em entrevista ao JPN, Francisco Vieira considera que a FAP “tem uma democraticidade no limite” e define “atitude” e “inovação” como as palavras-chave do seu programa eleitoral. O candidato, com 26 anos, aluno do 4º ano da Faculdade de Engenharia, defende a criação de uma rádio universitária, mas reconhece aspectos positivos no mandato de Pedro Esteves.

Já Pedro Barrias aposta na “continuidade de ideias e na postura construtiva e séria que a FAP tem tido nos últimos anos”. Por isso, a linha dialogante da direcção cessante e a “aposta desportiva” são para manter. Mas sublinha que não encabeça uma “candidatura de sistema”.

Ana Correia Costa
Pedro Rios