O Benfica venceu hoje, quarta-feira, à tarde, sem dificuldades o Tourizense por 2-0 e qualificou-se para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Ronald Koeman apostou em Manduca e Laurent Robert. O francês foi o melhor em campo, puxando dos galões para mostrar porque foi contratado: marcou o primeiro golo e deu a marcar o segundo.

Os “encarnados” dominaram em toda a primeira parte, mas não concretizaram o domínio em situações de perigo. A equipa de Touriz, pelo contrário, criou perigo na primeira vez que foi à baliza de Moretto: Chano levou a bola à barra na transformação de um livre directo antes do cair do pano.

O Benfica regressou dos balneários com outra atitude e, depois de um remate ao poste de Petit, surgia o golo – livre de Simão com Robert a desviar para a baliza. Feito o mais difícil, os “encarnados” voltaram a marcar por Nuno Gomes (na foto) aos 79 minutos. O Tourizense largou a toalha, acabando a partida com nove elementos, por expulsão de Sandro e Hugo Simões.

FC Porto sem Baía, Sporting com Romagnoli

Hoje à noite o FC Porto defronta a Naval (20h45, RTP1), com algumas alterações no onze inicial. A principal novidade é Helton. O guarda-redes brasileiro substitui Vítor Baía e faz a sua estreia em jogos oficiais pelos “azuis-e-brancos”.

Paulo Assunção e Ricardo Costa também ficam a descansar, enquanto que César Peixoto cede o lugar a Marek Cech. O jogador lesionou-se com gravidade e não joga mais esta época. Enquanto os “dragões” procuram outra alternativa (Miguelito, do Nacional, é uma hipótese), o lugar fica entregue ao eslovaco. Bosingwa, Paulo Ribeiro, Raúl Meireles e Sonkaya voltam a fazer parte das opções de Co Adriaanse e também espreitam a titularidade.

No Sporting, Abel e Romagnoli devem estrear-se a titulares frente ao Vizela (20h00). Polga e Beto regressam aos convocados, se bem que o último o deve fazer pela última vez. O internacional português tem uma proposta concreta do Maiorca de Espanha e já se revelou insatisfeito por não ser opção de Paulo Bento.

Também insatisfeito está Deivid. O avançado não foi de novo convocado e também quer sair. Para o seu lugar, os responsáveis de Alvalade tentam contratar Adriano, ex-jogador do Nacional, ao serviço do Cruzeiro.

David Pinto
Foto: UEFA