O ainda primeiro-ministro, Ariel Sharon, pode vir a liderar uma lista do partido Kadima às eleições legislativas israelitas de dia 28 de Março. Esta foi uma ideia apresentada hoje, quarta-feira, pelo conselheiro estratégico do partido, Reuven Adler, ao maior diário israelita, Yedioth Ahronoth, e que está a ser analisada tendo em conta o estado de saúde de Sharon.

Vários membros do partido próximos de Sharon já afirmaram que ainda é cedo para se tomar um decisão como esta. Consensual até aqui é a ideia de que o primeiro-ministro interino, Ehud Olmert, vai ser o candidato a primeiro-ministro.

Um membro do partido Kadima salientou ao “Yedioth Ahronoth” que gostaria de ver “Arik” (a alcunha de Sharon) de volta à liderança do partido, mas teme que o pragmatismo seja, neste momento, o mais importante. “Apesar de todas as nossas esperanças e rezas, o primeiro-ministro está hospitalizado em condições graves e ainda é incerto o que é que podemos esperar”, afirmou.

Kadima sobe nas sondagens

De acordo com uma sondagem do diário “Haaretz“, se as eleições fossem hoje, o partido Kadima atingiria os 44 lugares no Knesset (parlamento), num total de 120. Isto significa que, uma semana após o internamento de Sharon, a popularidade do Kadima subiu.

Segundo a sondagem, realizada pelo diário e pelo Canal 10 da televisão israelita, o partido Trabalhista de Amir Peretz mantém-se como segunda força partidária ocupando 16 lugares. O Likud (antigo partido de Sharon) surge em terceiro, com 13 lugares. Isto significa que, de acordo com o sistema eleitoral israelita, em caso de vitória do Kadima, o mais provável é que se dê uma coligação com o partido Trabalhista.

Resultados surpreendentes nesta sondagem são os de Ehud Olmert que, como antigo presidente da Câmara de Jerusalém, nunca foi uma figura carismática ou de relevo na política de Israel. Agora, a maioria dos israelitas indicam-no como a personalidade mais adequada para liderar o Executivo, derrotando o líder do Likud, Benjamin Netanyahu, e o ex-primeiro-ministro, Shimon Peres.

Tiago Dias
Foto: BGU