Como se esperava, “Brokeback Mountain” foi o grande vencedor da 63ª edição dos Globos de Ouro. A principal antecâmara dos Óscares consagrou o filme de Ang Lee nas categorias de Melhor Filme – Drama, Melhor Realizador, Melhor Argumento e Melhor Canção Original.

Se a tradição se mantiver então a história dos dois “cowboys” homossexuais, que tanta polémica tem gerado nas mentes conservadoras da América, será coroada rainha no Kodak Theatre.

Outro filme que mostrou a sua graça foi “Walk the Line”. A vida de Johnny Cash dominou na categoria Musical ou Comédia com 3 Globos: Melhor Filme, Melhor Actor (Joaquin Phoenix) e Melhor Actriz (Reese Witherspoon).

Nos prémios de actores na categoria Drama, Philip Seymour Hoffman e Felicity Huffman foram escolhidos pelos trabalhos em “Capote” e “Transamerica”, respectivamente. George Clooney (“Syriana”) e Rachel Weisz (“The Constant Gardener”) venceram nos secundários.

Categorias de televisão sem surpresas

Nas categorias de televisão, “Lost” e “Donas de Casa Desesperadas” venceram nos grupos Drama e Comédia, respectivamente. Geena Davis ficou com o Globo de Melhor Actriz de drama pelo seu desempenho em “Commander in Chief”, enquanto Hugh Laurie levou para casa o de Melhor Actor à conta de “House”.

Na comédia, o britânico Steve Carell foi premiado por “The Office” pelo segundo ano consecutivo e Mary-Louise Parker por “Weeds”, deixando para trás as quatro actrizes de “Donas de Casa Desesperadas”.

David Pinto
Foto: HFPA