Devido às eleições presidenciais, os jogos da Liga Portuguesa aconteceram maioritariamente no sábado. Na liderança do campeonato continua o FC Porto que venceu a Naval com serviços mínimos. Co Adriaanse fez uma revolução no plantel depois da derrota com o Estrela da Amadora – até Vítor Baia ficou no banco. Adriano estreou-se numa partida oficial pelos “azuis e brancos”, mas não marcou. Foi um auto-golo de Fernando que valeu a vitória ao FC Porto.

Bem mais esclarecido esteve o Benfica. Apesar de entrar no encontro praticamente a perder, deu a volta ao resultado e venceu confortavelmente o Gil Vicente por 3-1. Mais uma vez os reforços “encarnados” deram um ar da sua graça e ajudaram o clube da Luz a cimentar o segundo lugar, a uma jornada do jogo com o Sporting.

Os “leões” não estiveram nos seus dias e deixaram fugir a vitória frente ao Marítimo. A turma de Alvalade até esteve a ganhar, com o primeiro golo do argentino Romagnoli no campeonato. Mas os madeirenses chegaram ao empate mesmo no fim da primeira parte, perante a passividade da defesa “leonina”. O Sporting continua no quinto lugar mas de novo a nove pontos da liderança.

À frente do Sporting estão Nacional e Braga empatados no 3º lugar. Alvinegros e arsenalistas empataram nos jogos que disputaram com Académica e Penafiel, respectivamente. O resultado dos dois encontros foi o mesmo: 0-0.

No último lugar que garante acesso à Europa continua o Vitória de Setúbal. A equipa orientada por Hélio Sousa foi ao campo do Paços de Ferreira vencer por 2-1 e mantém a vantagem de quatro pontos sobre o Boavista que também venceu por 2-1. Os “axadrezados” receberam e bateram o Estrela da Amadora, que na jornada passada tinha surpreendido o FC Porto. A equipa de Toni continua no oitavo lugar da liga, seguida por Rio Ave e Leiria com os mesmos 24 pontos. No entanto, os da cidade Lis têm menos um jogo (frente ao Belenenses, que encerra hoje, segunda-feira, a jornada).

O Rio Ave empatou com o Vitória de Guimarães. 1-1 foi o resultado, quebrando assim o jejum de golos dos vimaranenses. A equipa orientada por Vitor Pontes continua aflita no antepenúltimo lugar da classificação, a cinco pontos da linha de água.

David Pinto