O Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmud Abbas, aceitou o pedido de demissão do primeiro-ministro Ahmad Qorei. Os resultados das eleições palestinianas apontam para uma vitória do movimento radical Hamas.

Qorei ficará ocupado apenas da gestão corrente do executivo até à formação de um novo governo. O primeiro-ministro já afirmou que o Hamas deve “formar o [novo] governo”.

“É certo que o Hamas obteve a maioria e demiti-me para permitir ao Presidente Abbas designar um novo primeiro-ministro”, afirmou Qorei, que chefiava o Governo desde Setembro de 2003.

Os resultados oficiais só serão divulgados às 19h00 (17h00 em Lisboa), mas, segundo uma fonte da Comissão Eleitoral palestiniana, o Hamas está à frente do partido Fatah, de Mahmud Abbas.

O movimento radical já reivindicou a vitória, assegurando que tem mais de 50% dos votos nas listas nacionais e o partido no poder também já reconheceu a derrota. O Hamas garante que conseguiu pelo menos 70 lugares dos 132 do parlamento palestiniano, mas o observador da União Europeia do escrutínio, Richard Howitt, afirmou à BBC que tinha sido informado que o Hamas podia conseguir mais de 80 deputados.

Fatah recusa coligação

O provável vencedor das eleições mostrou-se disponível a governar em coligação com o Fatah, mas o partido de Abbas negou o convite. “O Hamas tem de assumir as suas responsabilidades. O Fatah vai agir como uma oposição responsável”, disse à Reuters Jibril Rajoub, do Fatah.

O Hamas defende a luta armada contra Israel e é considerado um grupo terrorista pelo estado judeu, Estados Unidos e União Europeia, que rejeitam negociar com o movimento caso este não abandone a violência.

Mahmud Abbas fará um discurso à nação quando foram divulgados os resultados oficiais.

JPN
c/ agências
Foto: Palestine Monitor