Marques dos Santos e Ferreira Gomes, actualmente vice-reitores da Universidade do Porto (UP), são os dois homens que já se perfilaram como candidatos às eleições para a reitoria da instituição, marcadas para 17 de Maio. O sucessor de Novais Barbosa tomará posse, em dia a fixar, em Julho.

Alexandre Quintanilha, conhecido cientista e docente do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), e Corália Vicente, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), têm sido referidos como possíveis candidatos. O JPN tentou sem sucesso contactar os dois docentes.

Marques dos Santos (professor catedrático na Faculdade de Engenharia da UP) e Ferreira Gomes (catedrático de química na Faculdade de Ciências) ainda não adiantam linhas das suas candidaturas, devido a um “acordo” entre ambos, disse Ferreira Gomes ao JPN. Só “daqui a umas semanas” é que ambos se devem pronunciar.

O processo eleitoral começa oficialmente a 31 de Março, mas a discussão deve começar no “princípio de Março”, adiantou o candidato.

A data limite de apresentação de candidaturas e das bases programáticas é 17 de Abril.

Se a eleição não ficar decidida a 17 de Maio, haverá uma segunda volta marcada para o dia 22 do mesmo mês.

Pedro Rios
Foto: DR