Está ao rubro a Liga Portuguesa. O FC Porto continua, como já se sabia, à frente, mas o segundo lugar já não é exclusivo do Benfica. O clube da Luz voltou a perder por 3-1, desta vez com a União de Leiria, que saltou para o oitavo lugar, e viu o Sporting e o Sporting de Braga colarem-se à vice-liderança. Os três clubes têm agora 40 pontos e estão a cinco pontos do líder. Podiam ser sete pontos, mas o FC Porto deixou fugir a vitória frente aos bracarenses nos últimos minutos.

Co Adriaanse voltou a usar um sistema de três centrais e colocou quatro setas apontadas à baliza de Paulo Santos: Ivanildo e Quaresma nas alas serviam os pontas-de-lança Adriano e McCarthy. Os “azuis e brancos” dominaram por completo o Braga durante toda a primeira parte e foi com naturalidade que Lucho Gonzalez marcou (mais uma vez) mesmo a abrir a segunda. No entanto, Adriaanse cometeu o erro de defender o resultado e os arsenalistas acabaram por empatar a partida aos 88 minutos, através de um penalty polémico assinalado pelo árbitro Bruno Paixão, que João Tomás não teve problema em converter no resultado final.

O Braga imita assim o Sporting que também aproveitou o deslize do Benfica para atingir o segundo lugar. Os “leões” estão num crescendo de forma. Depois de vencerem o “derby” na Luz, bateram o Nacional em Alvalade por 1-0 (golo de Caneira). Os insulares perdem assim o comboio dos adversários, ficando no quinto lugar, com menos um ponto que o trio de segundos classificados.

A fechar os lugares europeus está agora o Boavista. Com 35 pontos os “axadrezados” mostram que ainda estão aptos para lutar por um lugar no pódio. A quarta vitória consecutiva foi consumada frente à Naval por 3-0 e serviu para ultrapassar o Vitória de Setúbal na tabela classificativa. A melhor defesa do campeonato sofreu um abalo em Barcelos, ao perder com o Gil Vicente por um expressivo 5-0.

Os gilistas saem assim da zona dos aflitos e passam para o 14º lugar, antes ocupado pelo Paços de Ferreira, que perdeu com a Académica. Os estudantes deram um pulo até ao meio da tabela e estão empatados com Estrela da Amadora e Rio Ave (jogaram entre si e empataram 0-0) no 10º lugar.

Com a corda na garganta continuam Vitória de Guimarães e Penafiel. Os vimaranenses empataram em casa com o 13º classificado, o Belenenses, e estão agora a cinco pontos do primeiro posto acima da linha de água. Em Penafiel a jornada até foi positiva, com uma vitória por 3-2 frente ao nono classificado, o Marítimo, mas a equipa de Luís Castro continua a ser a “lanterna vermelha”, com apenas 11 pontos.

David Pinto