Uma das escolas de cinema mais prestigiadas do mundo vai dar cursos intensivos na Escola das Artes da Universidade Católica (UCP), no Porto. As formações começam a 3 de Abril e são resultado da parceria firmada recentemente entre a New York Film Academy (NYFA) e a universidade portuguesa.

Ao longo de um mês, durante todos os dias (das 9h00 até depois das 18h00), incluindo fins-de-semana, quatro professores da NYFA vão ministrar cursos intensivos em representação e realização de cinema digital. Paulo da Rosária, um dos responsáveis pela parceria, destaca o “modelo de ensino muito eficaz” e “flexível” da NYFA. “O nosso país tem um défice muito grande de cursos bons, eficazes e curtos”, diz ao JPN.

Fundada em 1992 pelo Robert De Niro’s Tribeca Film Center, a NYFA tornou-se em “muito pouco tempo” “uma das escolas mais prestigiadas em Nova Iorque e nos Estados Unidos”, refere Paulo da Rosária. Destacam-se a proximidade e a grande interacção entre alunos e professores, profissionais com experiência prática no cinema.

As formações da NYFA têm um “carácter eminentemente prático”. “Logo no primeiro dia [os formandos] começam a filmar – a teoria vai sendo ministrada para resolver questões práticas”, explica.

Ao longo da formação, os alunos vão produzir três curtas-metragens. Uma delas será apresentada como trabalho final ao lado dos outros trabalhos finais dos alunos.

Os cursos dirigem-se a qualquer pessoa, com o 12º ano concluído. A flexibilidade das formações permite que tanto os principiantes como os mais experientes nestes domínios possam desenvolver os seus conhecimentos em cinema.

Novo curso em Outubro

Com esta parceria, a Escola das Artes da UCP junta-se a Harvard e Princeton no restrito número de instituições de ensino em que a NYFA apostou. As instalações e o material técnico “actualizado” são factores referidos por Paulo da Rosário para a preferência da NYFA pela Católica face a outras hipóteses na Península Ibérica.

As inscrições terminam a 24 de Março. Cerca de 70% das inscrições já feitas (cerca de 30) são de alunos da Escola das Artes, mas Paulo da Rosária acredita que as formações possam suscitar interesse noutros públicos e também na Galiza.

O responsável adianta que deve haver uma segunda edição da iniciativa em Outubro, já que o objectivo da parceria é a realização de dois cursos por ano lectivo.

Texto e foto: Pedro Rios