Uma fotografia de uma rapariga com um ano de idade com uma mão sobre os lábios da sua mãe num centro de emergência alimentar de Tahoua, no Níger, em Agosto do ano passado, venceu o “World Press Photo 2005”.

O repórter fotógrafico vencedor é canadiano e chama-se Finbarr O’Reilly, da agência Reuters. A fotografia, tirada durante uma grave seca no Níger, depois de uma praga de gafanhotos, ilustra o drama da fome no país africano.

O presidente do júri internacional do prémio, James Colton, justificou a escolha da fotografia pela sua “beleza, horror e desespero”. “Esta fotografia assombrou-me logo pela primeira vez que a vi, há duas semanas atrás. Ficou na minha cabeça, mesmo depois de ver as milhares de outras fotografias a concurso. Esta imagem tem tudo – beleza, horror e desespero. É simples, elegante e tocante”, explicou.

A fotografia de Finbarr O’Reilly foi a escolhida entre as 83.044 obras a concurso, num total de quase 4.500 fotógrafos de 122 países.

O primeiro prémio – de 10 mil euros – será entregue a 23 de Abril, em Amesterdão, bem como os restantes prémios, num total de 10 categorias (Actualidade, Pessoas, Vida Quotidiana, Retratos, Desporto, Artes, entre outras).