Portugal venceu esta noite a Arábia Saudita por 3-0, no último jogo de preparação até à convocatória final de Luiz Felipe Scolari para o Mundial 2006. Jogadores como Quaresma ou Hugo Viana tiveram a derradeira oportunidade de se mostrar ao seleccionador nacional de forma a fazerem parte da lista dos escolhidos para o Campeonato do Mundo.

Apesar do mau estado do relvado e da partida ter sido quase toda jogada a um ritmo lento, próprio de um amigável, a selecção nacional fez um jogo agradável e dominou por completo a congénere árabe. Foi um bom treino para a equipa das “quinas” que defronta em Junho próximo uma selecção de características semelhantes, o Irão. O jogo desta noite ainda serviu para apresentar aos adeptos o equipamento a usar no Mundial da Alemanha.

Com um Cristiano Ronaldo endiabrado e uma defesa saudita que parecia manteiga, foi com naturalidade que Portugal marcou o primeiro golo à passagem da meia hora – canto milimétrico de Figo e a cabeça do extremo do Manchester United a fazer o resto. Ronaldo podia ter voltado a marcar no final da primeira parte, mas o guarda-redes Deayea não permitiu. No entanto, Maniche estava lá para a recarga e a selecção chegou ao intervalo a vencer por 2-0.

No início da segunda parte, Portugal apareceu remodelado com as entradas de Petit, Quaresma, Hugo Viana e Hélder Postiga para os lugares de Maniche, Deco, Figo e Pauleta. No entanto, o ritmo abrandou e, verdade seja dita, os jogadores que precisavam de mostrar serviço a Luiz Felipe Scolari não se exibiram ao seu melhor nível. Apenas o médio do FC Porto deixou algumas boas indicações ao técnico brasileiro.

Com o plantel para o Mundial quase todo definido falta ao seleccionador nacional preencher uma ou duas vagas. Para esses lugares são candidatos jogadores como Quaresma, Hugo Viana, João Moutinho ou mesmo Hugo Almeida.

O resultado final da partida contra a Arábia Saudita fez-se a cinco minutos do fim, outra vez por Cristiano Ronaldo, sem dúvida o mais inconformado e o melhor jogador em campo.

O próximo amigável da selecção acontece a 3 de Junho contra o Luxemburgo, já com os 23 jogadores escolhidos por Scolari para o Campeonato do Mundo. A lista dos seleccionados para o Mundial é conhecida a 15 de Maio.

David Pinto
Foto: UEFA