Fomentar e criar condições para o empreendorismo em Portugal foi o mote para a conferência “O Desafio de Criar o Próprio Negócio”, organizada pela Associação PME-Portugal, em colaboração com a Divisão de Cooperação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Tendo como público-alvo estudantes universitários e recém-licenciados que pretendem criar a sua própria empresa, a conferência realizou-se hoje, quarta-feira, nas instalações da FEUP e contou com a presença do director do mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico na Engenharia (MIETE), João José Pinto Ferreira, e do presidente da PME-Portugal, Joaquim Rocha da Cunha.

O director do MIETE referiu ser importante “promover a valorização económica das ideias”, defendendo uma interacção entre “tecnologias, ideias e oportunidades”. Pinto Ferreira disse ainda que a formação neste mestrado é realizada na perspectiva do “aprender fazendo, não se destinando apenas a alunos de engenharia”.

O presidente da PME-Portugal, Rocha da Cunha, afirmou que “o país só avança quando houver mais gente na Faculdade de Engenharia e menos na Faculdade de Letras”, salientando a importância de se investir na tecnologia.

A coordenadora do Programa Empreendedorismo da PME-Portugal, Liliana Oliveira, destacou duas iniciativas da associação: o Programa Empreendedoras PME 2006, destinado apenas a mulheres desempregadas ou à procura do primeiro emprego, e o Concurso Empreendedorismo PME 2006, aberto a todos os que queiram ver concretizadas as suas ideias ou projectos de negócio.

Através da associação PME-Portugal, essencialmente voltada para as micro, pequenas e médias empresas portuguesas, “os jovens quadros têm oportunidade de aplicar nas empresas as suas competências e os conhecimentos que adquiriram na formação em sala e ao longo da sua vida académica”, salientou Liliana Oliveira.

Gina Macedo
Foto: FEUP