O gato encontrado morto na ilha de Rügen, na Alemanha, estava infectado com a estirpe asiática do vírus H5N1. Segundo o instituto alemão para a saúde animal Friedrich-Loeffler, o vírus detectado no gato é semelhante ao encontrado no primeiro cisne infectado, descoberto na mesma ilha alemã.

Este foi o primeiro caso de um mamífero infectado com a gripe das aves registado na Europa. Ocorreu na mesma ilha do nordeste alemão onde foram encontradas mais de 100 aves selvagens infectadas com a estirpe mais perigosa do vírus.

Segundo Thomas Mettenleiter, responsável pelo laboratório do instituto, os gatos podem contrair o vírus ao comerem carne de aves infectadas. Terá sido isto que aconteceu ao gato, recentemente encontrado na Alemanha. Todavia, o especialista afirma que não existem ainda casos conhecidos de transmissão do vírus de gatos para humanos.

De acordo com um estudo de 2004 da revista “Science”, os felinos, à semelhança dos humanos, são susceptíveis a este tipo de vírus. No entanto, não existem dados que indiquem a que o vírus se transmite entre felinos, nem de felinos para os humanos.

Sónia Santos
Foto: SXC