A Universidade Portucalense acolheu hoje, sexta-feira, um seminário sobre o tema “Auto-Avaliação nas Escolas”. A iniciativa contou com a presença da directora da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Margarida Moreira.

Trata-se de uma iniciativa realizada no âmbito do projecto “Bridges Across Boundaries”, que reuniu, em parceria, o Fórum Português de Aministração Educacional e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Universidade de Lisboa (UL). O projecto pretende disseminar as boas práticas de auto-avaliação nas escolas.

A professora Ana Paula Curado apresentou o relatório “Percursos Escolares dos Estudantes da Universidade de Lisboa” e explicou que as principais preocupações do relatório são o insucesso escolar no ensino superior, as taxas de abandono e de reprovação e as reduzidas taxas de diplomação.

Ana Curado salientou que “é importante que as instituições adoptem medidas de combate a estes problemas, tendo em consideração que a culpa também pode dever-se à sua falta de iniciativa avaliativa”.

São muito variados os factores que contribuem para explicar os fenómenos do abandono e insucesso escolares no ensino superior. O estudo da UL identifica como possíveis soluções uma melhor integração dos alunos no contexto escolar superior, por exemplo, incentivando o academismo e o associativismo estudantil, a promoção de formação pedagógica para docentes cujos programas sejam considerados desactualizados e a recolha de inqueritos sobre as expectativas e as opiniões dos alunos.

Beatriz Bettencourt, da UL, defendeu que “um processo de avaliação participativo envolve negociações e ajustamentos sucessivos”. E considerou fundamental como meta deste seminário que “se perceba que cada instituição tome uma atitude critica e auto-avaliativa”.

De acordo com dados do Observatório da Ciência e Ensino Superior (OCES), em 2002 e 2003, Portugal registou uma taxa de insucesso no ensino superior de 40,6%.

Paula Teixeira
Foto: SXC