O Rivoli vestiu-se novamente de gala, desta vez para prestar homenagem ao maior nome do cinema português e patrono da secção oficial Semana dos Realizadores do Fantasporto deste ano.

Vindo directamente de Paris onde roda “Belle Toujours”, Manoel de Oliveira esteve no Porto para apresentar “Espelho Mágico”. Acompanhado pelo elenco, Oliveira destacou o trabalho dos actores como “o maior brilho que o filme tem” e agradeceu as sentidas palavras que a directora do festival, Beatriz Pacheco Pereira, lhe tinha dedicado minutos antes.

Humilde e bem-humorado, aquele que é desde 2001 o mais antigo realizador de cinema em actividade foi breve na sua intervenção pois defende que se deve “dizer pouca coisa antes de se ver o filme e muita depois”, destacando apenas que “não há nada mais gratificante para um criador do que a compreensão do seu trabalho”.

“Espelho Mágico” adapta para cinema o livro “A Alma dos Ricos” de Agustina Bessa Luís e conta a história de uma senhora da alta sociedade (Leonor Silveira) que deseja, mais do que qualquer outra coisa, testemunhar uma aparição da Virgem Maria. Ricardo Trepa, Lima Duarte, Michel Piccoli, Duarte de Almeida e Luís Miguel Cintra completam o elenco principal.

Também presente na homenagem esteve o secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, que elogiou a atitude de “inconformismo e inovação que não pára de surpreender” do realizador e a “persistência e competência” da organização do festival.

Léccio Rocha
Foto: Temacom