O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC) dedica 2006 ao tema “Cidadania Tecnológica”. Tendo como objectivo “a conjunção de uma excelência científica com modelos financeiros adequados”, os directores do instituto apresentaram hoje, terça-feira vários projectos com colaborações internacionais em tecnologia de ponta.

Os modelos de gestão vanguardistas criados pelo INESC, em redes de produção e distribuição de energias alternativas ou de transportes públicos e na área das telecomunicações, têm tido sucesso internacional, o que transparece na já longa lista de colaborações.

Dos projectos para este ano destaca-se um estudo da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção cujo objectivo será identificar o potencial de redes colaborativas no Norte de Portugal, com o intuito de fomentar a competitividade da região. O projecto, que beneficia da participação da Sonae, deverá estar concluído em Outubro deste ano, com a apresentação de metodologias adequadas à colaboração inter-empresarial.

Outro projecto relevante consiste na comunicação baseada em Protocolos de Internet (IP), como o cada vez mais popular sistema de Voice-over-IP (VoIP), cuja principal vantagem reside no facto de tirar partido das tecnologias móveis e sem fios de terceira e quarta geração.

Nas colaborações internacionais futuras destacam-se a participação em vários projectos europeus centrados na distribuição de vídeo através de redes “peer-to-peer” e o apoio técnico ao Operador Nacional do Sistema do Brasil.

O INESC/Porto é uma entidade privada sem fins lucrativos oficializada com o estatuto de Laboratório Associado desde 2002. Desde a sua criação, em 1985, já originou directamente mais de cinquenta empresas e possui actualmente cerca de 250 funcionários, entre o meio académico, profissionais contratados e beneficiários de bolsas.

Embora os números relativos ao balanço de 2005 ainda não estejam disponíveis, a direcção estima que o volume de negócios do instituto contabilize já cerca de 6,2 milhões de euros.

André Sá
Foto: DR