O Governo vai aumentar as taxas moderadoras nas urgências. Nos hospitais centrais a taxa irá passar de 6,90 para 8,50 euros (um aumento de 23%) e nos centros de saúde de 2 para 3,30 euros (mais 65%). Nos restantes serviços, a actualização é feita ao nível da inflacção (2%). A notícia é avançada pela edição de hoje, terça-feira, do “Diário de Notícias” (DN).

Com estes aumentos, o Governo pretende racionalizar o uso destes serviços evitando a sua utilização indevida, já que as falsas urgências rondam cerca de 40% dos atendimentos, diz o DN.

Em Novembro passado, o ministro da Saúde, Correia de Campos, anunciou a sua intenção de cobrar taxas mais elevadas às “falsas urgências”. Contudo, a medida acabou por ser abandonada devido à dificuldade de apurar quais as situações de utilização abusiva.

O pagamento das taxas moderadoras aplica-se a todos os serviços de saúde mas continuam a existir utentes isentos como grávidas, crianças, doentes crónicos, entre outros casos.

A nova tabela de preços entra em vigor em Abril, depois de publicada no Diário da República. Prevê-se ainda que as unidades de saúde passem a ter possibilidade dos utentes pagarem electronicamente.

Texto e foto: Paula Coutinho