Começa hoje, terça-feira, a visita de Estado de Luiz Inácio Lula da Silva ao Reino-Unido. O presidente brasileiro vai ser recebido pela rainha Isabel II, esta noite, no Palácio de Buckingham, num banquete real.

O ponto alto da visita de três dias está marcado para quinta-feira, quando Lula da Silva se encontrar com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair. Os dois líderes devem abordar um tema sensível para os dois países: a morte, às mãos da polícia britânica, de um cidadão brasileiro, Jean Charles de Menezes, abatido em Londres depois dos atentados de Julho do ano passado.

A visita decorre na altura em que uma comissão de inquérito oficial, que investiga a morte de Jean Charles de Menezes, pondera uma acusação formal contra a polícia britânica.

O ministério dos Negócios Estrangeiro britânico já negou que a Rainha Isabel II vá pedir desculpas públicas a Lula da Silva, mas este deve ser um dos pontos fortes das conversas entre os dois chefes de Estado.

A visita do presidente brasileiro procura também dar uma nova imagem do país e da própria América Latina, que, como afirma a edição “online”do jornal “The Times”, é mais conhecida dos britânicos pelas suas participações nos Mundiais de Futebol do que pela sua posição estratégica no globo.

Ricardo Bastos
Foto: DR