Portugal ocupa o 11º lugar entre os 15 países fundadores da União Europeia no que toca à penetração da banda larga. O nosso país mantém assim a mesma posição de há dois anos, registando um crescimento inferior ao da média europeia.

Segundo um relatório da European Competitive Telecommunications Association (entidade que reúne a maioria das empresas de telecomunicações europeias), divulgado hoje, quarta-feira, a taxa de penetração da banda larga em Portugal registou um crescimento de 6%, fixando-se nos 10,8% das ligações de Internet existentes.

Portugal continua a crescer a um ritmo inferior à “Europa dos Quinze”, que aumentou a sua taxa em 10%. A taxa de penetração aumenta para 13% quando considerados os 25 Estados-membros. No topo da tabela surgem a Dinamarca, a Bélgica e a Holanda, ao contrário da Irlanda, Luxemburgo e Itália, que ocupam as últimas posições do “ranking” dos quinze.

Segundo a Associação dos Operadores de Telecomunicações (APRITEL) o crescimento da banda larga no nosso país é insuficiente considerando os objectivos do programa “Ligar Portugal”. Para o presidente da Apritel, António Coimbra, “para alcançar e até ultrapassar os nossos parceiros europeus temos que ser muito mais exigentes com a implementação da banda larga em Portugal”.

Sónia Santos
Foto: SXC