A Câmara Municipal de Gaia (CMG) assinou hoje, sexta-feira, um contrato de prestação de serviços entre a empresa GaiaSocial e a Parque Expo.

A Parque Expo compromete-se a elaborar um estudo de enquadramento estratégico da Área Crítica de Recuperação e Reconversão Urbanística (ACRRU) de Vila Nova de Gaia. Pelos serviços prestados à CMG, a Parque Expo vai receber 45.000 euros. O prazo para conclusão do estudo é de quatro meses.

A área que será objecto do estudo localiza-se desde o centro histórico de Gaia até ao cais. São 152 hectares de território com três quilómetros de margem de rio – “uma área muito extensa e complexa”, referiu o presidente do Conselho de Administração da Parque Expo, Rolando Borges Martins.

Para o presidente da CMG, Luís Filipe Menezes, este espaço tem “uma localização única do ponto de vista da sua centralidade e da sua paisagem que há que reabilitar e revitalizar. A ideia é criar um centro de grande actividade habitacional, turística, de serviços e de vivência colectiva”.

O município pretende criar uma Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) que respeite as necessidades de coesão social e de sustentabilidade. A nova SRU será dotada de infra-estruturas ligadas às redes tecnológicas e dentro de uma política de energia e ambiental sustentável.

Rolando Martins lembrou que se está a proceder apenas à formalização da primeira fase do projecto. “A Parque Expo vai primeiro estudar o território e, numa segunda fase, dará forma à intervenção urbanistica”, explicou o administrador da empresa.

A Parque Expo compromete-se a realizar uma intervenção de carácter inovador. “A nossa função será a de elaborar um estudo que faça do centro histórico de Gaia um espaço urbanístico de qualidade. Mais que reabilitar, trata-se de criar novas funções neste espaço e chamar as pessoas a viver nele”, explicou Rolando Martins.

Luís Filipe Menezes realçou que a escolha da Parque Expo como aliado da GaiaSocial se deve à sua convicção de que “esta empresa desenvolveu um excelente trabalho aquando do Programa Polis”. “Temos uma enorme confiança na Parque Expo, na sua direcção e no seu presidente”, afirmou.

Para o presidente da GaiaSocial e vice-presidente da Câmara, Marco António Costa, a assinatura deste acordo mosta o “compremetimento absoluto do município com este processo de requalificação plural e ímpar”.

Texto e foto: Paula Teixeira