A administração da Metro do Porto e a Universidade Fernando Pessoa assinaram hoje, sexta-feira, um protocolo que dá início à televisão digital da rede de metro.

O circuito fechado de televisão encontra-se em fase experimental e deve estar em funcionamento ainda durante o ano de 2006.

O acordo permite que a rede de metro passe a beneficiar de um sistema televisivo interno, que contará com conteúdos produzidos por alunos do Curso de Comunicação e Jornalismo da Universidade Fernando Pessoa do Porto.

Na assinatura do acordo, Salvato Trigo, reitor da Universidade Fernando Pessoa, salientou o papel social desta medida. “A universidade pode prestar à comunidade uma extensão social dos conhecimentos que pratica, dando aos alunos a possibilidade de pôr em prática a formação que adquirem no curso”, disse.

Oliveira Marques, administrador da Metro do Porto, destacou a mais-valia que esta inovação traz para a rede Metro. O circuito interno de televisão “acrescenta outros elementos que permitem que o tempo de espera psicológico seja diminuido”, afirmou.

O acordo entre a Universidade e a Metro do Porto já está em vigor e vai ser progressivamente colocado em prática ao longo do ano.

Oliveira Marques referiu ainda que este é um acordo pioneiro, mas não exclusivo. “Sabemos que a Universidade Fernando Pessoa possui estas valências muito bem consolidadas, mas não fechamos a porta a qualquer outra universidade para uma colaboração deste tipo”, admitiu o administrador.

Ricardo Bastos
Foto: Rita Braga/Arquivo JPN