É hoje, terça-feira, que actuam pela primeira vez em palcos portugueses duas das maiores bandas da cena “drone” mundial: os Earth e os Sunn 0))) (na foto), ambos conhecidos pelas abordagens inovadoras ao som contínuo, baseado na repetição. Os concertos têm lugar na Sala 2 da Casa da Música, no Porto.

Os Earth, de Dylan Carlson, estabeleceram no início da década de 90 as bases daquilo que veio a atingir o seu pico com os Sunn 0))) de Stephen O’Malley (também membro de bandas como Khanate). A banda de O’Malley e Greg Anderson é, sem dúvida, a maior atracção da noite.

Os Sunn 0))), particularmente após o lançamentos dos seus dois álbuns “White 1” e “White 2”, transformaram-se numa banda de culto das sonoridades mais pesadas, chegando a figurar entre os melhores álbuns do ano da revista dedicada à música experimental “Wire” em 2005 com “Black One”.

Contam entre os seus colaboradores com os nomes de figuras como Julian Cope (dos Teardrop Explodes) e o histórico vocalista de black metal Atilla Csihar. No seu mais recente álbum, “Black One”, a experiência mais negra da banda, colaboraram Wrest dos Leviathan e Malefic dos Xasthur, duas das mais importantes bandas do black metal actual. Malefic terá, alegadamente, gravado parte das vozes dentro de um caixão.

Os Earth vêm apresentar “Hex; Or Printing In The Infernal Method”, o álbum que os viu virar para sons mais próximos do rock e das músicas típicas da América (como os blues), mas sem abandonar a estética arrastada e hipnótica do “drone”.

Tiago Dias
Foto: DR