O Benfica está cada vez mais longe de revalidar o título nacional. Depois de uma exibição fantástica frente ao Liverpool a meio da semana, o clube da Luz não foi além de um empate a zero em casa frente à Naval (15º classificado). Os “encarnados” revelaram uma tremenda falta de pontaria na hora de rematar à baliza, situação que não se pode repetir frente ao Barcelona.

Com este resultado, Ronald Koeman já disse que é extremamente díficil o Benfica ser campeão. O técnico holandês acusou os jogadores de excesso de confiança e deixou no ar a ideia que a Taça de Portugal é agora o principal objectivo das “águias”.

FC Porto e Sporting, por seu lado, continuam a luta renhida pelo primeiro lugar da Liga. Os “dragões” continuam por agora em vantagem, mas, pelo que é dado a ver das duas equipas, o “derby” entre ambas na 30ª jornada deve resolver a questão do título.

O clube de Alvalade é de longe a melhor equipa da segunda volta do campeonato. Sete vitórias consecutivas trouxeram esperança à equipa de Paulo Bento para a conquista do título nacional. Desta feita, o Sporting venceu o Boavista por 1-0. Tonel, de calcanhar, fez o tento da vitória frente aos “axadrezados” e mostrou a Scolari porque deve ser ele o escolhido para substituir Jorge Andrade no Mundial 2006.

O Boavista, que também vinha de uma série de oito jogos sem perder, cai finalmente derrotado. No entanto, os “axadrezados” continuam de pedra e cal no quinto lugar, o último que dá acesso a um lugar nas competições europeias.

O FC Porto aguentou a pressão, ao vencer tranquilamente o Vitória de Setúbal por 2-0. Desta vez, Anderson não jogou (foi figura de destaque pelos “B”). Adriano e Raúl Meireles foram as estrelas mais cintilantes da constelação do Dragão, perante uma equipa sadina sem argumentos, longe das boas exibições do ínicio do campeonato. No entanto, o Vitória de Setúbal continua firme no sétimo lugar da tabela.

Quem também hipotecou as chances de chegar ao primeiro lugar da Liga foi o Braga. A equipa de Jesualdo Ferreira perdeu frente ao Belenenses por 2-0 e não aproveitou a oportunidade de ultrapassar o Benfica na classificação. Os homens de José Couceiro foram mais fortes e saíram assim do grupo dos “aflitos” com 28 pontos. Os bracarenses continuam no quarto lugar, à frente do Nacional da Madeira.

Os “alvinegros” voltaram a desiludir, com uma derrota em casa frente ao Estrela da Amadora por 2-1. A equipa de António Conceição está agora em 13º lugar, com 30 pontos, tantos como o Rio Ave, que empatou a zero com o Marítimo, 11º classificado “ex aequo” com o Belenenses e com mais um ponto que os vilacondenses.

No entanto, o jogo dos Barreiros ditou a saída de Paulo Bonamigo do comando técnico dos maritimistas. A série consecutiva de maus resultados e exibições provocou a demissão do treinador brasileiro. Apesar do clube madeirense estar num “confortável” 10º lugar, a direcção maritimista resolveu terminar o contrato de Paulo Bonamigo. O brasileiro já não se senta no banco no jogo da Taça frente ao FC Porto.

Na luta dos “aflitos”, Gil Vicente, Guimarães, Naval e Paços de Ferreira continuam à procura de pontos que os tirem dos últimos lugares da tabela. Os gilistas estão na pior posição, depois de perderem com o Leiria (8º classificado) por 2-1. Atrás só mesmo o Penafiel, mais uma vez bombo da festa, desta feita da Académica (derrota por 1-0). Os “estudantes” estão num tranquilo nono posto.

Vimaranenses e pacenses empataram entre si. A equipa de Vitor Pontes continua sem perder há quatro jornadas, mas é incapaz de sair dos lugares de despromoção.

Classificação:

1. FC Porto 57