O presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Armando Vieira, afirma que “o papel das freguesias é importante e deve ser reconhecido pelo Governo”. Em declarações ao JPN, o responsável admite que, em 30 anos de democracia, as freguesias do país nunca foram devidamente dignificadas e precisam de ser rapidamente modernizadas.

Uma representação da ANAFRE vai ser esta sexta-feira recebida pelo ministro da Agricultura, Jaime Silva, a fim de debater questões relativas à gripe das aves. Armando Vieira adianta que as freguesias vão querer participar activamente no processo de recenseamento das aves, mas adverte que as estruturas locais não foram alertadas atempadamente pelo Governo para a aplicação da medida agora em vigor.

Os representantes das freguesias que se vão encontrar com Jaime Silva procuram ainda perceber de que forma vai ser feita a fiscalização nesta matéria. “As freguesias não conhecem os meios de fiscalização adoptados pelo ministério [da Agricultura] ou pela Direcção-Geral de Veterinária”, alerta o presidente da ANAFRE.

Recenseamento decorre com normalidade

Armando Vieira garante que o processo de recenseamento das aves está a decorrer dentro da normalidade. No entanto, avisa que a aplicação da medida está dependente da boa vontade dos funcionários das juntas de freguesia. “Algumas não possuem qualquer funcionário administrativo”, avisa.

A população não tem de recensear todas as aves existentes no país. O representante das freguesias diz que “o importante não é conhecer o número exacto de aves, mas antes a manifestação da sua existência em determinadas zonas” para perceber onde actuar em caso de pandemia.

Ivo Adão
Foto: SXC