A Câmara Municipal do Porto (CMP) vai organizar o primeiro Congresso Internacional de Parques Urbanos e Metropolitanos, anunciou hoje, sexta-feira, o vereador do Pelouro da Ambiente, Álvaro Castello-Branco, em conferência de imprensa.

O objectivo principal desta iniciativa é divulgar a história e a arquitectura paisagista dos parques urbanos e metropolitanos a nível internacional. Já está confirmada a presença de 13 países, desde os EUA, Espanha, Rússia, Brasil, Austrália, entre outros participantes.

Entre os oradores destacam-se Valery Nefedov, que se dedicou ao estudo dos parques urbanos e suburbanos de S. Pertersburgo, Ed Uhlir, que projectou o Millennium Park de Chicago e Karl H. C. Ludwig, que apresentará os mais recentes parques da Alemanha.

O arquitecto Sidónio Pardal que projectou o Parque da Cidade do Porto, também faz parte do leque de convidados. Segundo Álvaro Castello-Branco, “este é um espaço que enche a cidade de orgulho já que foi projectado de acordo com os padrões mais modernos de qualidade”.

Neste congresso serão discutidos os conceitos de parque urbano e de parque metropolitano de utilização múltipla. E serão apresentados os modelos existentes de parques urbanos de maior relevo a nível internacional, incluindo o Parque da Cidade do Porto que servirá de exemplo de boas práticas na região norte.

“Os parques da cidade são espaços abertos vocacionados ao recreio, lazer e desporto e o Parque da Cidade do Porto é um exemplo de idealização paisagista, de obra e de gestão municipal, tendo sido considerado como uma das 100 obras mais importantes do século XX realizadas no nosso país”, vincou o vereador do Ambiente.

Álvaro Castello-Branco sublinhou que “este congresso mesmo antes de se realizar já é um enorme sucesso”. A CMP abriu 300 inscrições, mas a grande procura obrigou ao alargamento do número de candidaturas para 360 apresentações de projectos.

Está agendada para um dos dias do congresso uma visita guiada ao Parque da Cidade do Porto, onde se realizará um atelier temático organizado pela LIPOR. A ideia é que os participantes do evento conheçam o potencial de reutilização e valorização dos materiais que normalmente são gerados e desprezados pela população nos parques.

O vereador do Pelouro do Ambiente da CMP frisou que esta iniciativa também servirá para debater ideias e discutir opiniões no sentido de melhorar e aperfeiçoar o projecto do futuro Parque Oriental de Campanhã no Porto.

O Congresso Internacional de Parques Urbanos e Metropolitanos vai realizar-se nos próximos dias 24 e 25 de Março no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Para o dia 23 deste mês está marcado o lançamento do livro “Parque da Cidade – ideia e paisagem”, da autoria de Sidónio Pardal, editado pela CMP.

Texto e foto: Paula Teixeira