O chefe de pessoal da Casa Branca, Andrew Card, demitiu-se hoje, anunciou o Presidente dos EUA, George W. Bush, numa sessão na Sala Oval. Card vai ser substituído pelo responsável das Finanças, Joshua Bolten.

Apesar da saída de Andrew Card ter sido anunciada como escolha do próprio por motivos pessoais, surge numa altura em que o Presidente Bush procura “renovar” a imagem da sua equipa perante o público norte-americano, de modo a subir nas sondagens de popularidade.

Card foi dos chefes de pessoal que mais tempo estiveram no cargo, só sendo superado por Sherman Adams, responsável pelo pessoal do Presidente Eisenhower.

O agora demissionário chefe de pessoal atravessou as crises do 11 de Setembro foi o responsável pelas escolhas dos novos juízes para o Supremo Tribunal e pelas respostas ao furacão Katrina.

“Em todos estes desafios e crises confiei nos conselhos sábios do Andy, na sua calma em crise e na sua integridade absoluta e dedicação incansável ao serviço público”, afirmou Bush.

Segundo uma sondagem da Associated Press-Ipsos, a taxa de aprovação do trabalho do Presidente Bush encontra-se nos 37%.

De acordo com a biografia disponível no “site” da Casa Branca, Joshua Bolten foi professor de Comércio Internacional na Faculdade de Direito da Universidade de Yale. Foi conselheiro da representação do Comércio norte-americana e trabalhou um ano como assistente do Presidente para os assuntos legislativos.

Bolten foi também assistente e chefe auxiliar de pessoal do Presidente Bush de 2001 a 2003. Foi um dos directores de campanha de Bush e do então candidato à vice-presidência, Dick Cheney.

Tiago Dias
Foto: Casa Branca