Portugal subiu no “ranking” de preparação e de prioridade atribuída pelo Governo às tecnologias de informação e comunicação, segundo o relatório do Fórum Mundial do Comércio (FEM), noticia hoje, quarta-feira, pelo “Jornal de Negócios”.

O indicador referente à preparação para as novas tecnologias colocou Portugal no 27º lugar do ranking mundial, que equivale ao quarto posto a contar do fim na Zona Euro.

A subida no índice do FEM constitui uma recuperação para os níveis de 2001, que permitiram ultrapassar a Espanha, este ano em 31º lugar. Entre os países do sul da Europa pertencentes à zona Euro (em que se incluem também a Grécia e a Itália), Portugal passa assim ao estatuto de mais bem preparado para usufruir das novas tecnologias.

Já no índice de preponderância atribuída pelos governos às novas tecnologias, Portugal situou-se, em 2005, no 16º lugar do ranking mundial da FEM, uma considerável melhoria em relação à 53ª posição obtida em 2003.

Os índices do FEM são compilados através da análise das infra-estruturas existentes em cada país de acordo com a sua regulação, para além da preparação fornecida aos cidadãos para as novas tecnologias e a sua utilização.

O posto de líder mundial em termos de preparação para as TIC continua ocupado pelo Estados Unidos, seguidos de Singapura, Dinamarca e Islândia.
Na zona Euro, a Finlândia, a Holanda e a Alemanha.

André Sá
Foto: SXC