Cerca de dois terços dos portugueses nunca utilizaram a Internet. Um estudo do Eurostat revela que 63% da população portuguesa nunca consultou uma página ou utilizou qualquer ferramenta da “net”.

Os dados do Eurostat relativos ao ano de 2005 indicam que apenas 31% dos portugueses tinha Internet em casa. Desse valor, 29% utiliza a “net” pelo menos uma vez por semana e 20% através de uma ligação de banda larga.

Da população portuguesa ligada à rede, os estudantes são os que mais utilizam a nova tecnologia de informação. 88% dos estudantes portugueses vão à Internet pelo menos uma vez por semana. De referir ainda que metade das mulheres em Portugal nunca utilizaram a Internet.

Portugal é o 18º país da Europa dos 25 em termos de acesso à Internet, com valores abaixo da média europeia. No total dos países que fazem parte da União, 48% das habitações tem Internet, das quais 23% são ligações de banda larga. Nas empresas, 91% estão ligadas à “net”, 63% por banda larga.

43% da população da União Europeia consulta páginas “web” ou outros serviços pelo menos uma vez por semana, seja em casa ou noutro local. A Suécia é o país que mais utiliza a “net”, com 76% de uso regular. A Grécia apresenta os índices mais baixos, com 18%.

De realçar também que os homens utilizam mais a Internet do que as mulheres (49% contra 38%).

Apesar do aumento significativo do consumo da nova tecnologia, o Departamento de Estatísticas das Comunidades Europeias (Eurostat) constata que 43% de pessoas na UE nunca usaram a “net”.

David Pinto
Foto: SXC