No final da sessão da manhã de sexta-feira do II Congresso Internacional de Futebol, que decorreu no ISMAI (Instituto Superior da Maia), Agostinho Oliveira falou aos jornalistas das suas expectativas para o Europeu de Sub-21, a realizar no nosso país.

À semelhança do que já tinha feito noutras ocasiões, o seleccionador das “esperanças” afirma que Portugal vai procurar a vitória no torneio que recebe. Agostinho Oliveira vai mais longe ao dizer que, apesar de outras selecções terem mais escola que a portuguesa, a equipa das “quinas” tem “obrigação de ganhar” pelo facto de jogar em casa.

O treinador mostrou-se triste pela lesão de José Gonçalves (sofreu uma rotura na coxa esquerda), mas diz que Portugal tem outras opções válidas para a posição do jogador do Hearts.

Questionado sobre a inclusão de Quaresma na convocatória dos sub-21 para o Europeu e da preferência do jogador em representar antes a selecção principal no Mundial da Alemanha, expressa por Co Adriaanse durante o congresso, Agostinho Oliveira afirmou que, por sua vontade, “quem estiver com a cabeça no Mundial, não é convocado para o Europeu”. Recorde-se que o extremo do FC Porto não marcou presença no estágio das esperanças, realizado em Rio Maior, na semana passada.

Agostinho Oliveira divulgará a 4 de Maio os convocados para o pré-estágio da competição em Melgaço. No dia 13 de Maio, vai ser conhecida a lista de 22 jogadores para o Euro 2006. Os convocados para o Campeonato de Mundo são conhecidos a 15 de Maio.

Texto e foto: David Pinto