Os ritmos hip-hop e cubanos invadiram ontem à noite, segunda-feira, o palco da Queima das Fitas. Boss AC e Orishas (na foto) agitaram as noites do Porto com duas actuações que levaram ao rubro os mais de 45 mil estudantes universitários que se juntaram nas comemorações académicas.

“É muito calor”! “São boas noites”! Foi assim que a noite de ontem foi descrita pela maioria dos estudantes. Para os académicos a escolha dos grupos foi acertada: “as noites da Queima são para dançar e Orishas faz sempre dançar!”, disse uma estudante de Ciências da Nutrição ao JPN.

A terceira noite de concertos começou com Boss AC. O aclamado cantor de hip-hop português apresentou no palco principal do Queimódromo alguns dos temas do seu último álbum, “Ritmo, Amor e Palavras”. “Princesa”, “single” de sucesso , fez furor entre os estudantes que acompanharam o vocalista a cantar a música.

Os Orishas entraram em cena já passava da meia noite, mas o público não se mostrou de todo cansado, vibrando intensamente ao som do ritmo cubano. “El Kilo”, o último álbum da banda, foi o mais tocado: músicas como ”Que se bote” e “Reina de la Calle” foram momentos altos da noite. Os dois grandes “hits” do grupo – “El Kilo” e “Naci Orishas” – foram guardados para a despedida.

No ano passado, os Orishas também marcaram presença nas noites da Queima do Porto. A actuação foi o início da boa relação com o grupo português Da Weasel, de que resultou mais tarde a gravação de uma música em conjunto.

Na terceira noite da semana académica, o Parque da Cidade também recebeu Nuno F e Rui Vargas na tenda “Red Bull”. Na tenda de cinejazz, onde decorrem projecções diárias de curtas-metragens antes e após os concertos, passaram “Minneman” e “Blues Banda”.

Texto e Foto: Rita Pinheiro Braga