Depois do arranque da Invicta TV, o Porto vai ter outro canal de televisão por cabo. O novo Porto Canal conta com jornalistas da antiga NTV e aposta na informação noticiosa e no jornalismo de investigação. A redacção de informação é composta por apenas quatro jornalistas e os conteúdos emitidos vão ser integralmente produzidos no Porto.

O director de informação no novo canal, Daniel Deusdado, ex-subdirector do jornal “Público”, disse ao JPN que “o Porto Canal vem na sequência do êxito da NTV, que acabou por conseguir liderar as audiências no horário nobre. Os jornalistas da NTV já têm mais experiência e o canal está por isso melhor estruturado. A ideia é fazer a programação baseada nas pessoas do Grande Porto, através de uma televisão que reflicta a sua forma de estar e de ser, que são diferentes”.

O canal, sediado em Matosinhos, vai emitir 24 horas por dia, com uma programação completamente original, com a colaboração de empresas, autarquias (como as de Matosinhos, Gaia, Gondomar, S. João da Madeira e Amarante) e da Universidade do Porto. O investimento global para o arranque do projecto ronda os quatro milhões de euros.

Daniel Deusdado considera que “o Porto como cidade tem expressão para ter uma televisão própria, pois tem massa crítica, pessoas que pensam e pessoas originais e diferentes. Fazemos o canal pois achamos que é um empreendimento interessante, que é um bom investimento para o Porto, paras as empresas e para tudo o que está à volta.”

O canal arranca na simbólica data de 23 de Junho, véspera de S. João e tem a grelha de programação praticamente concluída, de conteúdos integralmente originais que serão emitidos no canal 13 do pacote digital e 18 do pacote analógico da TV Cabo.

André Sá
Foto: Ricardo Fortunato/Arquivo JPN