Pelo menos 15 homens da Armada estão desaparecidos e 30 elementos do grupo rebelde separatista Tamil morreram na sequência de um confronto naval nas costas setentrionais do Sri Lanka que se prolongou por duas horas e meia. Até ao momento, os rebeldes confirmaram o ataque, mas não o número de baixas sofridas.

Os observadores europeus classificaram o incidente de “violação grosseira” do cessar-fogo acordado em 2002 entre o governo do Sri Lanka e os rebeldes Tamil.

“Cerca de 15 barcos do grupo separatista Tamil, incluindo barcos suicidas, atacaram um dos nossos navios, que transportava 710 soldados”, afirmou o porta-voz da Armada. Pelo menos cinco barcos dos rebeldes Tamil foram destruídos numa retaliação que incluiu ataques aéreos e terrestres, acrescentou.

O Governo respondeu ao ataque, disparando a partir do porto de Tricomalee sobre as áreas controladas pelos Tamil no noroeste do Sri Lanka, fazendo com que a população se refugiasse nas suas casas.

Em declarações à BBC, Helen Olafsdottir, da Missão de Monitorização do Sri Lanka, disse tratar-se de uma grave escalada de violência e responsabilizou os rebeldes Tamil, , que reclamam a independência da zona norte do país, pelos confrontos.

Vários ataques têm abalado a região desde o ataque de 26 de Abril ao chefe do exército do Sri Lanka, provocando a fuga de dezenas de milhares de pessoas e a retoma das hostilidades no território.

Inês Castanheira