O Dia Internacional dos Museus é hoje assinalado com diversas actividades em muitos museus. Até ao próximo domingo, dia 21 de Maio, a entrada nos 149 museus do Instituto Português de Museus e da Rede Portuguesa de Museus será livre, e no sábado todos vão estar abertos até à meia-noite.

A Universidade do Porto assinala este dia com visitas guiadas ao Jardim Botânico e aos Museus e exposições situadas no edifício da reitoria.

Em Serralves a data assinala-se com entrada gratuita no Museu e no Parque, visitas temáticas gratuitas, oficinas para as famílias e venda de catálogos a metade do preço.

Serralves propõe as exposições “António Dacosta”, “Christopher Williams” e “Imagens em Pintura” no Museu, “Christian Boltanski” na biblioteca, “Pedro Morais” no Parque e na capela da Casa, e “Art Deco na Colecção Berardo” na Casa de Serralves.

O Museu Nacional de Imprensa, no Porto, tem entrada gratuita até domingo, dia 21.

A Casa do Infante, no Porto, vai aderir à “Noite dos Museus” no próximo sábado abrindo as portas das 19h de até à 1h da madrugada de domingo. Durante esta noite, para além das visitas normais, serão exibidas apresentações multimédia relativas ao nascimento e baptizado do Infante D. Henrique.

O Museu do Carro Eléctrico, no Porto, tem um programa para a noite de sábado que inclui uma viagem de carro eléctrico entre Massarelos e o Infante.

O Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, inaugura hoje uma exposição com 95 obras de grandes mestres da pintura europeia dos séculos XV ao XX, entre as quais as do renascentista Fra Angélico, pela primeira vez em Portugal.

Soares dos Reis com trabalhos de jovens

O Museu Nacional de Soares dos Reis escolheu o dia de hoje para inauguração da exposição resultante do concurso “A minha escola adopta um Museu” (na foto) e a entrega dos respectivos prémios. Este concurso foi uma iniciativa promovida pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e pelo Instituto Português de Museus (IPM) e é dirigida a alunos do ensino básico e secundário.

O concurso consistiu na elaboração de trabalhos colectivos, e contou com quase 600 candidaturas, “muito acima das expectativas”, como referiu Graça Mendes Pinto, responsável pela organização. “As peças premiadas já estão a ser muito requisitadas pelos museus que participaram directamente nesta iniciativa”, acrescentou.

Foram hoje entregues cerca de 40 prémios que consistem em livros, vales de compras nas lojas dos museus, um diploma de participação e um livre-trânsito familiar para os museus do IPM. Entre os vencedores estiveram participantes da Escola Básica do 1º Ciclo de Casainhos, EB1 Sofia de Carvalho, EB1 nº2 de Queluz, Colégio Cebes, Escola Básica 1º e 2º Ciclos Maria Manuela Sá, etc.

Para Clara Camacho, subdirectora do Instituto Português de Museus, estas iniciativas junto dos jovens são importantes pois “ajudam a que os jovens vejam os museus de uma forma menos séria”.

Texto e foto: Paula Coutinho